O Musa do Brasileirão oferece uma oportunidade para você se diferenciar de milhares de modelos na busca pela fama e por mais trabalhos. Apesar de saberem disso, muitas têm dúvidas na hora de abordar possíveis parceiros e patrocinadores. Para ajudar nesse primeiro contato, decidimos fazer um guia para você produzir o seu próprio composite.
Mas o que é um composite?

Muito utilizado por modelos e agências, um composite nada mais é do que uma montagem de fotos que demonstram as qualidades e características físicas de uma modelo. Nessa montagem também se inclui dados como nome, idade, altura, peso, medidas, redes sociais, títulos, etc.
Para que serve o composite?
O composite funciona como um cartão de visitas. Ele será o seu primeiro contato com possíveis contratantes e empresas com as quais você deseja fechar uma parceria com o objetivo de causar uma boa impressão.
Agora que você já sabe o que é e para que serve um composite, vamos ao guia básico de 5 passos para você fazer o seu próprio composite digital de forma rápida, econômica e funcional agora mesmo aí na sua casa ou trabalho. Você só precisa do seu celular e internet.
Ainda não se inscreveu? Clique aqui para garantir sua vaga!!
1 – Escolha das fotos
É o passo mais importante! Você precisa escolher de 3 a 4 fotos atuais (1 ano atrás no máximo) para utilizar na montagem do seu composite, então capriche! Na hora da escolha, tenha em mente que você precisa exibir a maior quantidade de detalhes do seu corpo nessas fotos, portanto poses e looks diferentes são essenciais. Se possível inclua uma boa foto do seu rosto e outra de biquíni ou lingerie entre as escolhidas.

Outra dica importante é evitar ao máximo selfies e fotos caseiras, bem como fotos tiradas em eventos e baladas (especialmente se estiver segurando um copo!). Se você ainda não tem fotos profissionais, vale a pena pensar em investir em um bom ensaio fotográfico.
2 – Informações e medidas

Peso, altura, quadril, cintura, busto, número de manequim e sapato são as medidas básicas que devem constar no seu composite. Não minta sobre suas medidas!
Também é importante incluir dados como o seu nome, idade, cor do cabelo e dos olhos, manequim, telefone/e-mail para contato, redes sociais e títulos importantes (título ou candidata de algum concurso de beleza como o Musa do Brasileirão, por exemplo).
3 – Baixe um aplicativo (app)
Depois de selecionar suas fotos e tirar suas medidas, é hora de você fazer o download de um aplicativo de edição de fotos para celular. Existem várias opções disponíveis tanto na Play Store (Android) quanto na Apple Store (iOS). O Photo Grid é uma ótima opção e está disponível para os dois sistemas operacionais.
*Dicas Photo Grid: Depois de baixar e instalar o app, abra o aplicativo e selecione Grade. Agora na galeria, selecione as fotos que você deseja utilizar além de uma foto extra e selecione próximo. Na tela seguinte você poderá customizar as grades, adicionar texto com todas suas informações (ler passo número 2, logo acima), colocar fundos, enfim. Diminua e arraste para fora do quadro a foto extra. Use esse espaço para inserir o texto! Capriche na customização, selecione próximo e salve a sua montagem.
Em 5 minutos, nossa equipe fez um exemplo de composite da vice-campeã da edição 2017 no Musa do Brasileirão, Wanessa Domingues, no Photo Grid. O que acharam do resultado?

4 – Escolha seu alvo
Agora que você tem o seu composite salvo no seu celular, é hora de fazer um levantamento das empresas e contatos e começar a enviá-lo. Um bom primeiro passo é escrever uma lista de 10 estabelecimentos ou marcas da sua cidade que você gostaria de ter como seus parceiros hoje: lojas, academias, clínicas de estética, óticas, esmalterias, agência de viagens, etc. Suas redes sociais também podem ajudar a encontrar mais opções.
Além das parcerias, você pode enviar o seu composite para possíveis contratantes (agências de modelo, organizadores de eventos, promoters, emissoras de rádio e TV, etc) quando solicitada.
5 – Atualize sempre!
Lembre-se de manter o seu composite atualizado! Se fez novas fotos mais bacanas, mudou a cor dos cabelos, perdeu ou ganhou medidas, mudou número de contato ou qualquer outra alteração, vale fazer a atualização. Mesmo se não houverem alterações significantes, refaça o seu composite no mínimo uma vez por ano.
Pronto! Agora que você já sabe como fazer o seu composite, mãos à obra! Nossa última dica é: seja ousada! Não tenha medo de entrar em contato com as pessoas e nem se deixe abater pelas negativas que receber durante a sua caminhada. Prepare uma boa mensagem de apresentação, elogie a marca ou empresa e demonstre interesse em representar a marca. Preste atenção na reação das pessoas e procure melhorar sempre.
Acredite no seu potencial e boa sorte!